Criar uma Loja Virtual Grátis

Noticias

Noticias

 

NOTÍCIAS ATUAIS

 

 

 

Sexta-feira, 03 de agosto de 2012, 13h57

 

Temos o dever de cuidar da saúde, diz padre

 

Kelen Galvan
Da Redação


Arquivo
Acima, Cartaz da CF 2012 e, abaixo, Padre Luiz Carlos Dias

 

Neste domingo, 5, o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde. Ao contrário do que muitos pensam, ter saúde não é sinônimo de não estar doente. É sim, um "processo harmonioso de bem-estar físico, psíquico, social e espiritual", como a define otexto-base da Campanha da Fraternidade deste ano, que refletiu sobre o lema "Que a Saúde se Difunda Sobre a Terra". 

Nesse contexto, também a Igreja Católica se insere com orientações aos fiéis sobre o zelo com a saúde, a dignidade da vida humana e o comprometimento com os que passam por desafios para ter acesso à condições mínimas de saúde. 

"Manter a saúde é uma espécie de dever, porque se de um lado a saúde é um dom de Deus, por outro lado, temos a responsabilidade de cuidar dela também", afirmou padre Luiz Carlos Dias, secretário-executivo das Campanhas da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). 

Segundo ele, além de incentivar medidas em prol da Saúde Pública, a Campanha da Fraternidade deste ano também quis ajudar as pessoas a "acordarem" para a responsabilidade com sua própria saúde. "É importante as pessoas estarem atentas à sua saúde pessoal, porque muitas doenças que se desenvolvem depois dos 30 anos são em função da forma de vida e da alimentação", ressaltou. 

A Campanha da Fraternidade se diferencia das outras, realizadas pela Igreja Católica, por seu alcance e repercussão na sociedade, ao abordar temas atuais e relevantes para a população brasileira. 

Lançada no mês de fevereiro deste ano, a campanha quis promover uma reflexão sobre o cenário da saúde no Brasil, alertar para a precariedade dos hospitais, mobilizar a sociedade civil para reivindicar melhorias, mas também conscientizar a população para adotar modos de vida saudáveis e valorizar os agentes das pastorais da saúde.

Conquistas

Para o secretário-executivo das Campanhas da Fraternidade, alguns frutos já podem ser observados, como: ainiciativa de coletar assinaturas pedindo a reabertura da discussão sobre o financiamento da saúde pública, que conta com o apoio da Igreja; o incentivo à participação no Conselho de Saúde, e de forma mais ampla, nos diversos conselhos, que são um espaço para a participação efetiva da sociedade para fazer propostas e acompanhar as decisões; e o novo impulso dado às Pastorais da Saúde, um trabalho que faz parte da essência da Igreja, no apoio e auxílio aos enfermos. 

Além disso, o Ministério da Saúde apresentou uma série de propostas para a melhoria da Saúde Pública no país, atitudes que fazem parte do planejamento, mas que também foram motivadas pela Campanha da Fraternidade deste ano, afirmou padre Luiz Carlos. 

De acordo com o secretário, a CNBB continua se estruturando para apresentar novas propostas ao Governo. Atualmente, um grupo de especialistas têm se reunido na sede da instituição, em Brasília, para "coletar mais dados e refletir a saúde pública, como um todo, e assim elaborar um material, com sugestões, críticas e diretrizes, que será encaminhado ao poder executivo e judiciário". A data para a entrega do documento ainda não está definida. 

Padre Luiz Carlos enfatizou que uma grande contribuição da Campanha da Fraternidade é a formação dos cristãos para serem mais atuantes na sociedade, como sugere a Doutrina Social da Igreja. "Jesus, no mandato missionário dele disse: 'Ide e Evangelizai' (cf Mc 16,15). Nós estamos no mundo e temos a missão de levar vida ao mundo [...] Nós precisamos de pessoas cada vez mais firmes na sua fé e procurando compreender as questões em que ela pode realmente trabalhar, em prol do bem e da justiça", afirmou.  

                                                      http://img.cancaonova.com/noticias/portal/twitter_cn.jpg  http://img.cancaonova.com/noticias/portal/sms_cn.jpg http://img.cancaonova.com/noticias/portal/iphone_noticias.jpg   Curta nossa página no Facebook    

Sexta-feira, 03 de agosto de 2012, 16h03

 

Assista vídeo que abrirá oficialmente Semana Nacional da Família

 


CNBB


Entre os dias 12 e 18 de agosto será realizada a Semana Nacional da Família do ano de 2012. É um evento anual que faz parte do calendário de praticamente todas as paróquias do Brasil. Para a ocasião foi elaborado um subsídio que apresenta reflexão sobre o tema: “A Família: o trabalho e a festa”.

O subsídio foi construído com a participação de representantes da Comissão para a Vida e a Família, membros dos Regionais da CNBB e assessores especializados. “Vamos trabalhar o mesmo tema que foi aprofundado durante o 7º Encontro Mundial das Famílias, com o papa, em Milão”, disse o presidente da Comissão Episcopal Família e Vida da Conferência nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini.

Para o presidente, “o tema ajudará cada família a viver melhor a relação com o trabalho, sem ser absorvido e estraçalhado, pelas necessidades e exigências do mundo do trabalho”, explica o presidente.

A primeira Semana Nacional da Família foi realizada em 1992, e de todos os anos traz um tema que defende os valores familiares e cristãos. “É um evento extraordinário que mobiliza a Pastoral Familiar, e outros movimentos e grupos de família de todo Brasil”, afirmou dom João Carlos Petrini.

O subsídio começou a ser editado desde a vinda do papa João Paulo II ao Brasil, em 1994 e passou a ser publicado anualmente. Atualmente está em sua 16ª edição com uma tiragem de 200 mil exemplares. “Neste subsídio queremos auxiliar os encontros da Pastoral Familiar que acontecerão em todo o país, mas de uma maneira mais particular, na Semana Nacional da Família”, disse um dos assessores da Comissão para a Vida e a Família, padre Wladimir Porreca.

clik nesse link e você vai ver,abaixo

 

                                            http://img.cancaonova.com/noticias/portal/sms_cn.jpg http://img.cancaonova.com/noticias/portal/iphone_noticias.jpg   Curta nossa página no Facebook    
Sexta-feira, 03 de agosto de 2012, 09h06

Comissão Regional de Presbíteros envia mensagem aos padres


CNBB


O assessor da Comissão Regional de Presbíteros do Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), padre Anselmo Matias Limberger, enviou uma mensagem a todos os padres do Regional Sul 1 da CNBB, que engloba todo o estado de São Paulo, por ocasião do Dia do Padre, celebrado no próximo domingo, 4. A mensagem é assinada pelo secretário da comissão, padre Luis Fernandes.

Segundo a mensagem, o Regional Sul1, através da Comissão Regional de Presbíteros tem a alegria de partilhar com o senhor e os demais Presbíteros da sua Diocese, a graça de celebrarmos mais um Dia do Padre.

Leia a mensagem abaixo:

Estimado Irmão Presbítero.

O Regional Sul1, através da Comissão Regional de Presbíteros tem a alegria de partilhar com o senhor e os demais Presbíteros da sua Diocese, a graça de celebrarmos mais um Dia do Padre.

Junto com suas comunidades, os incontáveis e incansáveis leigos e leigas que assumem a sua vocação batismal, queremos agradecer a Deus pelo dom da vida de todos os Presbíteros.

Quantos dons, quantas conquistas, quantos trabalhos executados com esforço e confiança de estarmos assim, proclamando a presença do Reino na vida do mundo.

Aproveitamos a ocasião para partilhar esse texto do Cardeal Hummes, quando Prefeito da Congregação para o Clero (15 de julho de 2008).

“Vós, caros irmãos Presbíteros, sois a grande riqueza, o dinamismo, a inspiração pastoral e missionária, lá na base, onde vivem em comunidade nossos batizados. Sem vossa determinante decisão de remar mar a dentro (Duc in altum) para a grande pesca, à qual o próprio Senhor vos convoca, pouco ou nada acontecerá em âmbito de missão urgente, seja 'ad gentes' seja nos territórios de antiga evangelização. Mas, a Igreja tem certeza de poder contar convosco, porque sabe e reconhece explicitamente que a imensa maioria de nossos sacerdotes, não obstante as fraquezas e limitações humanas, que todos temos, são sacerdotes dignos, que doam cada sia sua vida ao Reino de Deus, que amam Jesus Cristo e o povo que lhes foi confiado, sacerdotes que se santificam no exercício diuturno de seu ministério, que perseveram até o fim na messe do Senhor”.

Animemo-nos sempre na direção de construirmos uma identidade presbiteral que fortaleça nossa presença e serviço na Igreja e no mundo.

Um abraço fraterno da Diretoria da CRP - SUL1 e esperamos nos encontrar em breve na nossa semana de Formação Permanente, de 17 a 20 de setembro de 2012.

Fiquem bem.

Padre A. Luis Fernandes
Secretário da CRP – Sul 1

 

 

 

                                                     http://img.cancaonova.com/noticias/portal/sms_cn.jpg http://img.cancaonova.com/noticias/portal/iphone_noticias.jpg   Curta nossa página no Facebook    

sexta-feira, 03 de agosto de 2012, 11h52

Arquidiocese do Rio lança tópicos de reflexão para eleições


Da Redação, com Arquidiocese do Rio

 

O período eleitoral se aproxima. Com isso, diversas arquidioceses do Brasil estão elaborando documentos com o objetivo de ajudar as pessoas a refletirem para votarem conscientemente. A arquidiocese do Rio de Janeiro também divulgou um texto em preparação para as próximas votações. Nele, são propostos 14 tópicos para reflexões que antecedem um voto consciente. 

Os tópicos são os seguintes: 
1- Preparando-se para as eleições de 2012
2- O empenho pela paz
3- Respeito à vida e à dignidade da pessoa humana
4- Defesa da família
5- Direito à educação integral
6- Ensino religioso confessional e plural
7- Efetiva sensibilidade pelos pobres
8- Uso de verbas públicas
9- Respeito à Religião
10- A história pessoal do candidato
11- A verdadeira contribuição do candidato
12- O partido a que o candidato está filiado
13- Voto não tem preço. Tem conseqüências
14- Como agir na comunidade?

http://img.cancaonova.com/noticias/portal/twitter_cn.jpg  http://img.cancaonova.com/noticias/portal/sms_cn.jpg http://img.cancaonova.com/noticias/portal/iphone_noticias.jpg   Curta nossa página no Facebook    

Sexta-feira, 03 de agosto de 2012, 10h32

Mês de Agosto marca homenagens a Irmã Dulce na Bahia


Da Redação, com Site oficial da OSID


Arquivo
Celebrações dedicadas à Irmã Dulce acontecem do dia 4 a 13 deste mês, na Bahia
Diversas celebrações marcam o mês de agosto dedicado à Bem-aventurada Dulce dos Pobres no Largo de Roma, em Salvador (BA). O Santuário dedicado à Irmã Dulce deve receber milhares de fiéis que virão durante a primeira quinzena de agosto celebrar o tema: “A exemplo da Bem-aventurada Dulce dos Pobres queremos reavivar nossa fé em Cristo”. 

As celebrações começam neste sábado, 4, e se estendem até o dia 13, quando se comemora o dia em que a Bem-aventurada Irmã Dulce recebeu o hábito de religiosa em 1933. 

No dia 13, haverá alvorada com fogos, três missas, ciranda de fé e uma procissão luminosa com a imagem de Irmã Dulce. A Missa Solene à Bem-aventurada será às 10h, com o Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

O Reitor do Santuário, Padre Alberto Montealegre comentou as festividades. “Nessas nove noites de oração, vamos nos aprofundar no conhecimento de seu exemplo e no testemunho de fé cristã e amor ao próximo que Irmã Dulce deixou para todos nós como grande legado”.
Sexta-feira, 03 de agosto de 2012, 09h37

Diocese de Ji-Paraná é primeira da Amazônia a receber Cruz da JMJ

Kelen Galvan
Da Redação, com CNBB


Divulgação
Logo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que será realizada de 23 a 28 de julho de 2013 no Rio de Janeiro
A Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, Símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), chegaram a Amazônia nesta semana. A Diocese de Ji-Paraná, no estado de Rondônia, foi a primeira da região a receber os símbolos que percorrem todo o país em preparação à JMJ que acontecerá no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho de 2013. 

Na manhã desta sexta-feira, 3, os símbolos chegaram à cidade de Cacoal, onde foram acolhidos por uma concentração de pessoas já na entrada da cidade. Em seguida, a multidão seguiu em passeata até a Igreja Matriz, Paróquia da Sagrada Família. Durante todo o dia, haverá apresentações das várias paróquias, shows, palestras, momentos de oração e a Santa Missa às 18h. Após a Missa, as pessoas ficarão em Vigília até as 6h do sábado, 4, quando os símbolos serão levados à próxima cidade da diocese, São Miguel do Guaporé. 

A cruz e o ícone de Nossa Senhora devem visitar também a cidade de Ji-Paraná, no domingo, e Jaru, na segunda-feira.  A cidade de Vilhena, na mesma diocese, foi a primeira cidade da Amazônia e do Regional Noroeste da CNBB a receber os símbolos da Jornada, na quarta-feira, 1º.

O bispo da Diocese de Ji-Paraná, Dom Bruno Pedron, disse que "diante da vida de tantos jovens que vão conhecendo a experiência do sofrimento, da solidão, do abandono, queremos ser a voz consoladora de Cristo para eles. Precisamos ser o Cirineu que ajuda a suportar o peso da cruz de cada dia".

A diocese, em consonância com as palavras do papa Bento XVI, busca a reflexão sobre a vivência da fé e do exercício da caridade, pontuando o legado social da JMJ que aponta as pragas que atingem a juventude deste momento histórico, sobretudo  o mundo das drogas. “Queremos ser a Igreja que se aproxima e se coloca disponível para ajudar a encontrar o sentido da vida através da prevenção, acolhimento e recuperação para a vida, eis a nossa missão”, ressalta Dom Bruno Pedron.

                 http://img.cancaonova.com/noticias/portal/twitter_cn.jpg  http://img.cancaonova.com/noticias/portal/sms_cn.jpg http://img.cancaonova.com/noticias/portal/iphone_noticias.jpg   Curta nossa página no Facebook



ABRAÇO E ATÉ A PROXIMA.AGRADEÇE A DIREÇÃO.
 
Criar uma Loja online Grátis  -  Criar um Site Grátis Fantástico  -  Criar uma Loja Virtual Grátis  -  Lavagem nasal